DIA DOS NAMORADOS PELO MUNDO

Oi galera!
Tudo bem com vocês?!
Ainda falta uma semana para o dia dos namorados, mas o clima de amor já toma conta das lojas, dos comerciais e de nós! Não importa se o namoro é presencial ou a distância (AQUI), o importante é deixar o amor falar mais alto e se jogar!


Todos sabem que no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, mas você sabe por que ela surgiu?! E como é comemorada nos outros países?! Vem comigo que eu te conto!



O dia 12 de junho foi escolhido para comemorar o dia dos namorados no Brasil, por ser véspera do dia em honra a Santo Antônio. Conhecido como o santo casamenteiro, as moças solteiras que querem casar, recorrem ao santo, cultuam sua imagem e ainda fazem simpatias como: tirar o Menino Jesus do colo, dizendo que só o devolverá quando conseguir encontrar o amor, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.  Que dó do santo né?!


A origem da comemoração aqui no Brasil, não é muito romântica, diga-se de passagem, é bem capitalista! Kkk
Os comerciantes criaram a data comemorativa para impulsionar as vendas em um período de pouco movimento: o dia se tornou um pretexto para presentear as pessoas amadas. Mas cá entre nós, quem não gosta de ganhar um presentinho?!


Em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, México, Espanha, Austrália e França, o dia dos namorados e denominado como Valentine’s Day (Dia de São Valentim), e é comemorado no dia 14 de fevereiro. Segundo a história, em Roma ainda no século III, o Imperador Claudius II proibiu o casamento para melhorar o desempenho dos soldados em guerra, pensando que, quando solteiros, eram melhores em combate. Mas existia um sacerdote chamado Valentim que, mesmo após a proibição, continuou a realizar as cerimônias em segredo e, por isso, foi condenado à morte no dia 14 fevereiro. Após sua execução, ele se consagrou o padroeiro dos apaixonados.  Diferente do Brasil, onde o dia é especialmente para os namorados, no Valentine’s Day os presentes também são dados aos pais e amigos.


No Japão, a data também é comemorada no dia 14 de fevereiro, mas os costumes são bem diferentes. Por lá, só as mulheres presentearem os homens. A troca de presentes não é feita só pelos namorados – amigos e colegas de trabalho também ganham. O item mais tradicional é o chocolate e eles são segmentados em dois tipos para que o homem saiba a intenção do presente que está ganhando! O giri choco (chocolate obrigatório) é aquele que elas dão aos amigos. Já o honmei choco (chocolate para o amor verdadeiro) é o escolhido para presentear o homem amado. A retribuição acontece um mês depois. No dia 14 de março, acontece o White Day. Nesse dia, os homens devem presentear as mulheres com doces, todos brancos, e cada um tem o seu significado. Cookies querem dizer “quero só a sua amizade”, marshmallows significam “eu gosto de você”, balas dizem “já estou comprometido” e os lenços, “eu não te quero”, já que este deve ser usado para enxugar as lágrimas.


Lembrem-se, ainda que a data tenha intuito capitalista, vale a pena dar uma pausa na correria do dia-a-dia e lembrar a quem a gente ama o quanto essa pessoa é especial. Você pode dar presentes, beijos, chocolates, bilhetes e surpreender fazendo um mimo com o que você tem em casa! Solte a imaginação e deixe o amor te envolver, afinal, nunca é demais demonstrar o amor que sentimos, né?!


E aí o que acharam?! Vocês conhece a tradição em outros países?!
Como vai ser o seu dia dos namorados? Comentem!
Até a próxima! Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *