ENEM #1 - LEMBRETES IMPORTANTES

Oi galera!! Td bem com vocês?!
O post de hoje é sobre o ENEM, afinal ele já está aí! Antes da data chegar é preciso ficar atento para evitar qualquer imprevisto!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de suma importância, pois desde 2009, a prova substitui ao antigo vestibular. O exame é realizado pelo Ministério da Educação do Brasil, seu resultado serve para acesso ao ensino superior. Trouxe pra vocês 11 lembretes super importantes!!! Quer saber se você está atento? Confira o que separei pra vocês!


LEMBRETE 1- Sobre o CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

O Cartão de Confirmação da Inscrição estará disponível na Página do Participante e no Aplicativo do Enem. Recomenda-se que você leve este cartão nos dias de aplicação da provas para conferência do endereço do seu local de aplicação e de sua sala de provas.
No cartão, estão contidas as seguintes informações:
- número de inscrição;
- data e horário do Exame;
- local de realização das provas;
- indicação do(s) atendimento(s) (se for o caso);
- opção de língua estrangeira;
- solicitação de certificação (se for o caso)
O cartão de confirmação de inscrição pode ser impresso, informando CPF e senha na página do Participante.
Caso tenha esquecido a senha, a recuperação deverá ser feita no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante ou no Aplicativo do Enem. O Participante poderá alterar a senha de acesso ou solicitar o envio de nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.


LEMBRETE 2- Sobre a DATA E HORA DAS PROVAS!

As provas acontecem nos dias 5 e 6 de Novembro, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às13h30 (horário oficial de Brasília/DF). Após o fechamento dos portões, os Participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do Exame.









LEMBRETE 3- Sobre as PROVAS

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, ou seja contém 180 questões objetivas, e uma redação. Confira os dias das provas:
Dia 05 de novembro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30
Dia 06 de novembro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30

Verifique com antecedência na Página do Participante o local de provas para o qual foi encaminhado. Faça o trajeto até o local de provas antes do dia do exame. Recomenda-se que todos os participantes estejam no local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.


LEMBRETE 4- DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDOS

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
- Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o Participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame.

LEMBRETE 6- O QUE LEVAR NO DIA?!

Cada participante deve ter em mãos:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.
- Documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital), pois é obrigatória a apresentação deste.
- O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.






LEMBRETE 7- MOTIVOS QUE PODEM ELIMINAR DO ENEM

- Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
- Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.
- Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro PARTICIPANTE, durante as provas.
- Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.
- Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
- Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.
- Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de -decorridas 2 (duas) horas do início das provas.
- Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.
- Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas.
- Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho
- Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.
- Não guardar, desligados, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular, quaisquer outros equipamentos eletrônicos e
outros objetos.
- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro PARTICIPANTE.
- Recusar-se, injustificadamente, a ser submetidas à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.
- Não aguardar em sala de provas das 13h00min às 13h30min para iniciar as provas.
- Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.



LEMBRETE 8- CADERNO DE QUESTÕES

Antes de iniciar a prova, o Participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 45 questões indicada no Cartão-Resposta.

- O Participante deve marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.

- As Folhas de Rascunho e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não são consideradas para fins de correção.






LEMBRETE 9 - PROVAS DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA

A prova de discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 06 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30. A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O Participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
O que dá nota zero na redação:
- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Desrespeito aos direitos humanos;
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.


PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 06 de novembro, o Participante deve responder a cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: Inglês ou Espanhol.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova. A alteração na opção de língua estrangeira foi permitida apenas durante o período de inscrição.
Se o Participante tiver dúvidas, deve conferir no Cartão de Confirmação da Inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita pelo Participante.


LEMBRETE 10- RESULTADOS DO ENEM

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Os Participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.







LEMBRETE 11- ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O Inep empenha-se na oferta de serviços profissionais especializados e de recursos de acessibilidade aos Participantes do Enem. Assim, o Inep disponibiliza atendimento especializado e específico para: Autismo, Baixa visão, Cegueira, Deficiência auditiva, Deficiência física, Deficiência intelectual, Déficit de atenção, Discalculia, Dislexia, Gestantes e lactantes, Idoso, Surdez, Surdocegueira e Visão Monocular. A medida visa garantir aos Participantes equidade, autonomia e segurança na hora da prova. A disponibilização de outros recursos eventualmente necessários será assegurada após atestação e conforme o princípio da razoabilidade.




Nesse ano, os participantes terão coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação do Exame. A coleta será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais para coibirmos fraudes e garantirmos um enem seguro e isonômico. E lembre-se, guarde todos os equipamentos eletrônicos no envelope porta-objetos antes de entrar na sala, sob pena de eliminação do exame.




Você vai fazer o enem e quer saber mais?! Acesse: http://enem.inep.gov.br/index.html
Desde já boa sorte pra quem vai fazer!
Beijinhos! Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *